segunda-feira, 30 de março de 2009

PORTFÓLIO ACADÊMICO

Professora Ana Maria Oliveira
Produção 2009 – Brasília/DF

O QUE É PORTFÓLIO?

É um instrumento pedagógico de identificação da qualidade do ensino-aprendizagem mediante a avaliação do desempenho do aluno e do professor.
Caracteriza-se por uma Lista de Trabalhos de um estudante onde apresenta registros em ordem cronológica, relativos aos construtos de aprendizagem estabelecidos, visando estabelecer uma reflexão crítica sobre o processo acadêmico em busca da melhoria das competências, atitudes e conhecimentos que irão estabelecer sua valoração acadêmica.
O Portifólio Acadêmico é então a coleção de todos os títulos educacionais de um indivíduo podendo ser considerados os cursos de longa, média e curta duração, textos, artigos, citações, trabalhos profissionais, ou seja, toda a história da vida acadêmica e profissional.

ORIGEM DA PALAVRA PORTFÓLIO
O termo Portfólio tem origem anglo-saxônica e designa o conjunto de títulos e ações de um investigador, individual ou institucional, ou ainda, documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem, sendo utilizado para solicitar reconhecimento acadêmico da aprendizagem experimental.

FUNÇÃO DO PORTFÓLIO
Propicia ajuda ao estudante o desenvolvimento da habilidade de avaliar seu próprio trabalho e desempenho, podendo estabelecer uma estreita relação com a trajetória do seu desenvolvimento profissional, além de oportunizar a documentação e os registros e, de forma sistêmica e reflexiva, de sua evolução. Ainda permite ao

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Produção 2009 – Brasília/DF

estudante, uma análise comparativa quando aprecia portfólios de outros estudantes, companheiros ou não, de jornada acadêmica.
Através do Portifólio, o professor instaura diálogo com cada aluno de forma individualizada, pois cada estudante deve estar sempre com seus registros acadêmicos e complementares atualizados, como forma de validar a aprendizagem de conhecimentos.

VANTAGENS DO PORTFÓLIO
 Possibilita ao estudante uma reflexão sobre seu próprio aprendizado, avaliando-o com o professor;
 Constitui-se em “ferramenta pedagógica” de avaliação de conteúdos ministrados comparando-os com a proposta do Plano de Ensino e Aprendizagem da disciplina e a Ementa do Curso;
 Possibilita a outros acadêmicos de cursos diversos, principalmente, aos de licenciaturas – futuros professores vivenciarem esta prática para possam aplicar futuramente, em seu trabalho, propondo práticas avaliativas de aprendizagem mais dinâmicas voltadas para a abordagem formativa do indivíduo;
 Oportuniza a prática das relações intra e inter-grupais que estabelecerão o amadurecimento do estudante, enquanto indivíduo e cidadão;
 Produz para o estudante a oportunidade de explicar como foi a natureza do trabalho realizado e que tipo de desenvolvimento a tarefa propiciou;
 Fornecimento de retro-alimentação ou feedback para os estudantes, partindo do professor ou do comitê que avaliou o Portifólio;
 Melhoria da habilidade de avaliar os alunos, por parte do professor das respectivas disciplinas do curso;
 Melhora a habilidade do aluno em redigir textos posicionando-o frente aos temas abordados e/ou propostos;
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Produção 2009 – Brasília/DF

 Os alunos aprendem e adquirem o hábito de revisar seus trabalhos, de maneira organizada e seletiva;
 Melhoria da habilidade de comunicação escrita através do desenvolvimento da construção de textos retratando o relato de experiências, vivências e realizações pessoais;
 O aluno apodera-se de seu aprendizado, de forma mais intensa quando da elaboração de seu portfólio acadêmico e individual;
 Desenvolve o senso de colaboração e ajuda mútua entre o grupo de formação acadêmica;
 Permite sedimentar o senso ético e moral da comunicação escrita e do pensamento individual, e,
 Permite à Instituição de Ensino uma avaliação mais ativa e dinâmica, do processo de ensino e aprendizagem produzido, por ela e seus profissionais, com foco nas competências estabelecidas e o atendimento do mercado profissional onde está inserida.

QUANDO DESENVOLVER O PORTFÓLIO

Deve ser desenvolvido no início de cada ano, semestre, período letivo e/ou atividade acadêmica estabelecida. Pode ser até mesmo um Projeto.
É interessante que o Portfólio contenha um diário reflexivo onde o aluno possa registrar, diariamente, suas reflexões, pensamentos, sentimentos, auto-avaliações de crescimento ao longo de sua experiência, em determinada disciplina, naquele espaço de formação.

APLICAÇÃO DO PORTFÓLIO
Deve conter os registros de todas as disciplinas cursadas e as que estão em andamento, de forma cronológica, de maneira a construir o “Caderno Virtual” que se
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Produção 2009 – Brasília/DF

perpetuará no Universo da informação e que poderá servir de subsídios para outros estudantes/indivíduos.
Considerando a “Missão” do Portfólio Acadêmico é importante lembrar que todo o contexto para registro deve ser revisado e analisado, sob a ótica da língua vernácula, ou seja, da língua portuguesa.

ESTRUTURA FUNCIONAL DO PORTFÓLIO
Consiste em Pasta Individual, hospedada em um servidor conforme escolha do estudante, que contempla um índice seqüencial do material que serve de aporte para o seu desenvolvimento estruturado. Assim, sugere-se que seja estabelecida uma Folha de Abertura para cada item abaixo relacionado:
 Nome do aluno(a), do professor(a) da disciplina, curso, disciplina, série, módulo, ano e instituição de ensino;
 Índice remisso de assuntos;
 Justificativa do seu portfólio (texto redigido pelo aluno, utilizando a criatividade na comunicação, de maneira agradável);
 Textos (artigos) lidos com registros de intervenções pessoais como: fichamentos orientados pelo professor(a) da disciplina;
 Anotações/registros de aulas compreendendo o objetivo de cada aula e o que aprendeu;
 Trabalhos de pesquisa, exercícios variados, provas, contrato pedagógico da disciplina (quando existir), anotações individuais, estudo de caso, releases, resumos, entrevistas de campo, sinopse de filme didático e/ou convencional que tenha estreita relação com os conteúdos pedagógicos e de aprendizagem;
 Auto-avaliação: felicitações, críticas, proposições, reflexão pessoal sobre o que tem aprendido, o que gostaria de aprender, o que planeja fazer;
 Indicação de leituras, sites e filmes;
Professora Ana Maria Oliveira
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 Registros de poesias e poetas favoritos;
 Registro de poesias pessoais;
 Fotografias, CDs, DVDs com documentação visual e falada de momentos acadêmicos, trabalhos registrados, estudo de grupos,
 Notícias lidas extraídas de jornais, sites, revistas ou reportagens (com comentários do aluno sobre o que foi lido e o expressar de sua opinião);
 Sugestões de temas para debates e/ou redação;
 Relatórios/sinopse de filmes assistidos;
 Produções artísticas;
 Diário reflexivo do processo ensino-aprendizagem;
 Mensagens/recados para e dos colegas e professores;
 Glossário (termos específicos da formação acadêmica que cursa);
 Outros registros relativos à proposta do portfólio.

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