terça-feira, 31 de março de 2009

DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS (CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO)

A DSA, através deste Plano de Desenvolvimento dos Servidores da UFPB, objetiva melhorar o desempenho funcional do servidor, aprimorando a qualidade dos serviços prestados pelos vários setores da Universidade.
O Plano engloba os seguintes programas e ações:

a) Programa de Capacitação:

Os treinamentos caracterizar-se-ão por cursos presenciais em diversas modalidades, visando atender às necessidades de cada ambiente organizacional. Tendo como objetivo treinar o servidor no sentido de internalizar as competências individuais e organizacionais, conduzindo-o a um melhor desempenho de suas atividades.
Os treinamentos serão oferecidos com base: na demanda apresentada no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2005/2008, para o exercício 2006; nas prioridades estabelecidas pelo Decreto 5.707/2006 e na Lei 11.091/2005.
Vale salientar que estarão sendo oferecidos cursos de capacitação para diversas unidades da UFPB que necessariamente não se encontram no PDI, contudo se fizeram pertinentes tendo em vista a urgência das necessidades dos respectivos setores.
Para que as futuras ações de treinamento sejam implementadas, serão realizadas pesquisas que apontem as necessidades pessoais e funcionais dos servidores através do Levantamento de Necessidade de Treinamento (LNT), entrevistas e reuniões com os dirigentes dos diversos setores da Universidade, buscando com isso sensibiliza-los quanto à necessidade de apoiar o programa de Desenvolvimento dos Servidores, proposto pela DSA.
A DSA, através de sua política de ação, também incentivará os servidores da Universidade a utilização das escolas virtuais como ferramenta de capacitação à distância.
A implementação do programa de capacitação abrangerá todos os ambientes organizacionais através de diversas modalidades (cursos, seminários, palestras, encontros, etc.).
Os diversos tipos de treinamento poderão ser oferecidos abrangendo quatro áreas:

 Treinamento para o serviço – consiste na capacitação voltada para as competências dos diversos cargos e ambientes organizacionais que compõem o quadro da UFPB, visando suprir carências nos conhecimentos e nas habilidades dos servidores;
 Informática – capacitação que atende às necessidades dos servidores de utilização de ferramentas de informática em diversos níveis de complexidade;
 Desenvolvimento humano – visa a potencialização das habilidades e atitudes do servidor para um melhor desempenho de suas competências pessoais e profissionais;
 Gerencial – objetiva aprimorar os conhecimentos, habilidades e atitudes na área gerencial, visando a atualização permanente e incorporação de novas tendências de gestão.

Os servidores também poderão realizar eventos de capacitação externos, obedecendo aos seguintes critérios e procedimentos:

 A capacitação deverá abranger uma das quatro áreas de treinamento supracitadas;
 Antes de realizar a capacitação, o servidor deverá informar-se junto à Divisão de Seleção e Aperfeiçoamento se o curso atende aos pré-requisitos da Lei 11.091/2005 e do Programa de Capacitação da UFPB;
 A chefia imediata deverá informar à Divisão de Seleção e Aperfeiçoamento que o servidor irá realizar a capacitação externa através de Memorando com informações sobre o tipo de treinamento, carga horária total e conteúdo programático. A DSA procederá à análise e validação da capacitação.

b) Qualificação dos servidores

No que diz respeito à qualificação dos servidores, a DSA está em negociação com a PRPG, bem como, buscando parcerias para promover o desenvolvimento dos servidores técnico-administrativos.
Encontram-se em estudo as seguintes propostas:

 Cursos de Especialização oferecidos gratuitamente, nas áreas de: Gestão de Pessoas; Gestão Pública (Universitária); Gestão Hospitalar; Segurança em Saúde; Qualidade e Produtividade e Auditoria Pública;
 Cursos de Idioma - Inglês e Espanhol;
 Mestrado profissional na área de Gestão Administrativa;
 Reativação do Programa de Educação ao Servidor, oferecendo o ensino fundamental (1ª e 2ª fases);

c) Outras ações

A DSA, buscando melhor oferecer seus serviços, pretende ampliar e criar mecanismos de viabilização dos processos de trabalho, a saber:

 Construção de um Centro de Treinamento;
 Reativação da página da DSA;
 Criação de um Banco de Talentos, que priorize os servidores técnico-administrativos e docentes, ativos e inativos da UFPB;
 Elaboração de resolução que estabeleça as diretrizes de capacitação da instituição;
 Programa de divulgação dos serviços da DSA;
 Criação da Divisão de Assistência ao Servidor e ampliação dos serviços prestados pelo Programa de Apoio Integral aos Alcoólatras e outros Dependentes Químicos (PAIAD);
 Pesquisas e análises institucionais visando o diagnóstico de necessidades organizacionais, estruturais, funcionais e administrativas.

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