segunda-feira, 23 de março de 2009

Plano de Ensino

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

1. Identificação
ÁREAS: Adm. Hosp. e Comércio Exterior; Contabilidade eTecnologia SEMESTRE/ANO: 1º/2009 MÓDULO: Formação para o BCH
REGIME: MODULAR CARGA HORÁRIA: 40 HORAS BLOCO: 03/04/09 a 28/04/09
DISCIPLINA: Noções de Recursos Humanos CURSO: Administração
Professor: Ana Maria Oliveira
DIAS LETIVOS: M
2ª( ) 3ª( ) 4ª( ) 5ª( ) 6ª( ) DIAS LETIVOS: T
2ª(x ) 3ª( ) 4ª( x) 5ª( ) 6ª(x) DIAS LETIVOS: N
2ª( ) 3ª( ) 4ª( ) 5ª( ) 6ª( )

2. Aspectos do Processo de Ensino e Aprendizagem
2.1. EMENTA
O indivíduo e o trabalho. Evolução da administração de recursos humanos. Fundamentos de ARH como sistema. Recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, gestão de carreiras. Bem-estar ocupacional: trabalho prescrito e trabalho real. Noções de ergonomia.
2.2. OBJETIVOS
2.2.1. OBJETIVOS GERAIS
 Contribuir para a inserção crítica do aluno na sociedade da informação.
 Permanecer em processo de aprendizagem.
 Aprofundar os conhecimentos na área de atuação profissional.
 Reconhecer a importância da disciplina como contribuinte para o bem-estar social e para a vida do profissional em Informática.
2.2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 Reconhecer a relação de interdependência entre indivíduo e trabalho.
 Compreender ARH como sistema, reconhecendo as diferentes etapas de um processo básico de RH.
 Reconhecer o bem-estar ocupacional como fator determinante para a saúde do trabalhador.
 Reconhecer casos de adoecimento no trabalho, atuando de maneira proativa no controle e prevenção.
 Entender e avaliar as questões de interdependência entre indivíduo e trabalho, administrando as relações interpessoais e conflitos no ambiente organizacional e reconhecendo a diferença entre bem-estar e mal-estar do indivíduo.
 Atuar com proatividade nas questões de relacionamento interpessoal.
 Compreender os principais processos de recursos humanos e sua relação com os demais processos da organização.
2.3. COMPETÊNCIAS
2.3.1. CONHECIMENTOS / BASE TECNOLÓGICA
 Teoria sistêmica para recursos humanos.
 Negociação e gerenciamento de conflitos.
 Saúde e adoecimento no trabalho.
 Relacionamento interpessoal.
 Processos de recursos humanos e sua relação com os demais processos da organização.
 Indivíduo e trabalho.

 Evolução em Administração de Recursos Humanos (ARH).
 ARH como sistema.
 Cargos, carreira e salários.
 Recrutamento e seleção.
 Treinamento e desenvolvimento.
 Avaliação de desempenho.
 Noções de ergonomia.
 Bem-estar e mal-estar no trabalho.
2.3.2. HABILIDADES

 Capacidade de aplicar conhecimento.
 Capacidade de construir conhecimento.
 Capacidade de analisar, criticar e resolver problemas.
 Habilidade em trabalhar em equipe.
 Capacidade de administrar.
 Capacidade de aliar teoria e prática.
 Capacidade de abstração e síntese.
 Habilidade de oratória em público.
 Inteligência emocional e interpessoal.
2.3.3. ATITUDES

 Proatividade.
 Postura investigativa e dedutiva.
 Iniciativa.
 Cooperação.
 Companheirismo.
 Sensibilidade.
 Persistência.
 Crítica e autocrítica.
2.4. ESTRATÉGIAS E RECURSOS DE APRENDIZAGEM
2.4.1. ESTRATÉGIAS

Aula expositiva.
 Seminário.
 Leitura e interpretação de textos.
 Pesquisa.
 Estudos de caso e/ou Seminários.
 Debate.
2.4.2. RECURSOS DE APRENDIZAGEM
 Textos diversos.
 Audiovisuais.
2.5. AVALIAÇÃO
2.5.1. CRITÉRIOS E PONDERAÇÃO
 Seminário: 40%.
 Estudos de casos e participação geral do aluno nos trabalhos (sala de aula e extra-classe): 20%.
 Prova escrita individual (utilização das competências desenvolvidas na resolução de questões): 40%.
2.5.2. RECUPERAÇÃO
Será realizado exame de recuperação ao aluno não aprovado que houver freqüentado número igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e atividades previstas e, obtido nos exames e trabalhos efetuados, média final igual ou superior a 5 (cinco) e menos do que 7 (sete).
3. Cronograma do desenvolvimento das competências: aulas e estratégias de aprendizagem
Nº do Encontro Conhecimentos / Conteúdo Programático Estratégias de Aprendizagem Critérios de Avaliação
1. Indivíduo e trabalho.
Evolução em ARH. Apresentação da disciplina e das formas de avaliação (programa da disciplina) com definição do contrato pedagógico.
Aula expositiva com auxílio de retroprojetor e transparências.
Dinâmica de grupo. Participação geral na sala de aula: individual e em grupo.
2. ARH como sistema.
Estudo de caso 1.
Leitura e interpretação de textos. Participação geral na sala de aula: individual e em grupo.
3. ARH. Pesquisa extra-classe. Material escrito.
4. Cargos, carreira e salários. Estudo de caso 2.
Leitura e interpretação de textos. Participação geral na sala de aula: individual e em grupo.
5. Recrutamento e seleção.
Treinamento e desenvolvimento.
Estudo de caso 3.
Leitura e interpretação de textos. Participação geral na sala de aula: individual e em grupo.
6. ARH. Pesquisa extra-classe. Material escrito.
7. Avaliação de desempenho. Estudo de caso 4.
Leitura e interpretação de textos. Participação geral na sala de aula: individual e em grupo.
8. Noções de Ergonomia.
Bem-estar e mal-estar no trabalho.
Qualidade de Vida no Trabalho.
Aula expositiva com auxílio de retroprojetor e transparências.
Dinâmica de grupo. Participação geral na sala de aula: individual e em grupo.
9. ARH Pesquisa extra-classe. Material escrito.
10.
Adoecimento no trabalho. Seminário. Material escrito.
Apresentação individual e em grupo.
11.
Adoecimento no trabalho Seminário. Material escrito.
Apresentação individual e em grupo.
12.
Todo o conteúdo. Prova escrita individual. Resolução de questões utilizando os conceitos e as competências desenvolvidas.

4. Bibliografia
4.1. Bibliografia Básica

1. CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2001.

2. FIORELLI, José. Psicologia para Administradores: integrando teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2001.

3. VERGARA, Sylvia. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Atlas, 2003.

4.2. Bibliografia Complementar

4. FLEURY, MARIA & T.L. OLIVEIRA. As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2003.

5. MENDES, Ana M.; FERREIRA, Mario C. & BORGES, Lígia. Trabalho em transição, saúde em risco. Brasília: UnB, 2002.

6. MINICUCCI, Agostinho. Relações Humanas. São Paulo: Atlas, 2001.

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